Sábado – Pense por si

Conte já entregou demissão ao Presidente de Itália

Primeiro-ministro italiano esteve reunido com Sergio Mattarella depois de ter anunciado decisão no Senado. Presidente aceitou a demissão de Conte.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, entregou esta terça-feira à noite a demissão ao Presidente do país, Sergio Mattarella, que aceitou, anunciaram fontes oficiais.

Com esta decisão, que sela o fim do Governo formado há 14 meses pela Liga (extrema-direita) e pelo Movimento 5 Estrelas (antissistema), Gioseppe Conte foi instruído, como é habitual, a tratar do expediente de assuntos correntes, segundo a mesma fonte, citada pela France-Presse.

A Presidência italiana fez saber que Sergio Mattarella aceitou a demissão de Conte.

O chefe de Estado italiano vai consultar na quarta-feira os partidos sobre a possibilidade de formar um novo Governo ou realizar eleições antecipadas.

"As consultas começam amanhã, quarta-feira, 21 de agosto, às 16:00 locais (menos uma hora em Lisboa)", refere um comunicado da Presidência.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.