Sábado – Pense por si

Cessar-fogo frágil põe fim a dois anos de sufoco

Alfredo Leite, em Israel
Alfredo Leite, em Israel 21 de outubro de 2025 às 23:00

O regresso dos reféns pôs fim à espera ansiosa de um país inteiro, centrada na praça em que as famílias se reuniam em Telavive, mas sentida em cada rua. Contudo, a alegria e o alívio vivem a par da enorme incerteza pelo futuro de uma paz instável e que já começou a dar sinais de quebra.

A pose agressiva e séria de militares e polícias israelitas deu subitamente lugar a sorrisos, abraços e até à troca de piadas com os jornalistas que aguardavam no centro médico Sheba, em Ramat Gan, a chegada do helicóptero com os primeiros dos últimos 20 reféns libertados pelo Hamas, na Faixa de Gaza. “É um dia histórico para todos nós”, resumia uma reservista de rosto sorridente e avermelhado pelo sol, que garantia a permanência dos repórteres numa zona confinada daquela unidade hospitalar dos arredores de Telavive que se especializou na prestação dos cuidados médicos aos homens e mulheres sequestrados pelos radicais palestinianos no dia 7 de outubro de 2023.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Eternamente jovens

Já ninguém esconde os liftings e o botox, a procura pelo rosto perfeito nunca foi tão voraz. Conheça ainda o passado de Sócrates e os candidatos ao Benfica.