Pelo menos 109 pessoas morreram e outras 161 pessoas continuam desaparecidas, desde quecheias afetaram o Texas, nos Estados Unidos, na semana passada, avançou o governador local Greg Abbott, durante uma conferência de imprensa.
AP Photo/Eli Hartman
A maioria das mortes (94) registaram-se no condado de Kerr. É também aí que estão desaparecidas pelo menos cinco crianças e um conselheiro, que estariam no Camp Mystic - um acampamento cristão de raparigas que se localizava perto do Rio Guadalupe, onde o nível da água chegou a subir oito metros, acrescentou Abbott.
Desde a semana passada que as equipas de resgate têm mobilizado todos os esforços para encontrarem os desaparecidos. Segundo o governador do Texas, "não irão parar até que todas as pessoas desaparecidas sejam encontradas".
Apesar do número de mortos e desaparecidos ser já bastante elevado, Abbott alerta que é expectável que este seja cada vez maior - isto à medida que os dias vão passando -, e instou as pessoas a reportarem qualquer caso de desaparecimentos.
De acordo com o general Thomas Suelzer, da Guarda Nacional do Texas, citado pela BBC, os resgates estão a ser realizados com o apoio de helicópteros Chinook e Black Hawk: encontrando-se no local 13 helicópteros Black Hawk, incluindo quatro que saíram de Arkansas. Ao mesmo tempo, as autoridades também têm recorrido ao uso de drones.
Várias autoridades também têm estado a cooperar: é o caso da polícia fronteiriça, do FBI e da Guarda Nacional. No local, existem 250 agentes.
O Texas não foi, no entanto, o único a ser afetado por cheias repentinas. O mesmo cenário verificou-se na noite de terça-feira, no Novo México, indicou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.