Sábado – Pense por si

Cerca de 160 desaparecidos nas cheias que afetaram o Texas

Luana Augusto
Luana Augusto 09 de julho de 2025 às 09:51
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

Desde a semana passada já morreram 109 pessoas.

Pelo menos 109 pessoas morreram e outras 161 pessoas continuam desaparecidas, desde quecheias afetaram o Texas, nos Estados Unidos, na semana passada, avançou o governador local Greg Abbott, durante uma conferência de imprensa. 

AP Photo/Eli Hartman

A maioria das mortes (94) registaram-se no condado de Kerr. É também aí que estão desaparecidas pelo menos cinco crianças e um conselheiro, que estariam no Camp Mystic - um acampamento cristão de raparigas que se localizava perto do Rio Guadalupe, onde o nível da água chegou a subir oito metros, acrescentou Abbott.

Desde a semana passada que as equipas de resgate têm mobilizado todos os esforços para encontrarem os desaparecidos. Segundo o governador do Texas, "não irão parar até que todas as pessoas desaparecidas sejam encontradas".

Apesar do número de mortos e desaparecidos ser já bastante elevado, Abbott alerta que é expectável que este seja cada vez maior - isto à medida que os dias vão passando -, e instou as pessoas a reportarem qualquer caso de desaparecimentos.

De acordo com o general Thomas Suelzer, da Guarda Nacional do Texas, citado pela BBC, os resgates estão a ser realizados com o apoio de helicópteros Chinook e Black Hawk: encontrando-se no local 13 helicópteros Black Hawk, incluindo quatro que saíram de Arkansas. Ao mesmo tempo, as autoridades também têm recorrido ao uso de drones.

Várias autoridades também têm estado a cooperar: é o caso da polícia fronteiriça, do FBI e da Guarda Nacional. No local, existem 250 agentes.

O Texas não foi, no entanto, o único a ser afetado por cheias repentinas. O mesmo cenário verificou-se na noite de terça-feira, no Novo México, indicou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Artigos Relacionados

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.