Sábado – Pense por si

Mais de 50 pessoas morreram nas cheias que afetaram o Texas. 21 crianças estão entre as vítimas

Luana Augusto
Luana Augusto 06 de julho de 2025 às 11:04
As mais lidas

Várias pessoas permanecem desaparecidas. Entre estas estão pelos menos 27 raparigas que têm "menos de 12 anos".

As cheias que estão a afetar o Texas, nos Estados Unidos, já provocaram a morte de pelo menos 59 pessoas, incluindo 21 crianças. Até ao momento, já foram resgatadas cerca de 850 pessoas.

AP Photo/Julio Cortez

Centenas de equipas de resgate estão agora a levar a cabo várias operações de busca pelos desaparecidos. Sabe-se que pelo menos 27 raparigas, que estavam num acampamento, estão desaparecidas e que todas têm "menos de 12 anos", informou o vice-governador do Texas, Dan Patrick, em entrevista à BBC. "O trabalho continua e continuará até que todos sejam encontrados", prometeu o xerife do condado de Kerr, Larry Leitha.

A carregar o vídeo ...

Muitas das pessoas que se encontravam neste acampamento estavam a dormir quando o Rio Guadalupe subiu mais oito metros em menos de uma hora, na madrugada de sexta-feira. Imagens do local mostram agora o caos provocado pelas cheias, com cobertores, colchões e ursos de peluche cobertos de lama.

AP Photo/Julio Cortez

Anteriormente, o governador do Texas, Greg Abbot, já havia assinado uma declaração para intensificar estas operações de buscas. Na altura, as autoridades disseram que as equipas de resgate estavam a percorrer o Rio Guadalupe para tentar encontrar pessoas que possam ter sido arrastadas pelas cheias.

AP Photo/Julio Cortez

A área mais afetada por estas inundações é o condado de Kerr, onde já morreram 43 pessoas e 27 crianças desapareceram de um acampamento localizado ao longo do Rio Guadalupe. Também foram confirmadas as mortes de outras pessoas em outras partes do estado, incluindo no condado de Travis e no condado de Tom Green.

As autoridades já emitiram alertas de cheias repentinas para este fim de semana. Meteorologistas avisam que a região central do Texas poderá sofrer mais inundações.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz estar a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais.

Notícia atualizada às 16h07 com o número de mortos

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.