Sábado – Pense por si

Inundações no Texas. O que é o Camp Mystic, onde morreram 27 crianças?

Sofia Parissi
Sofia Parissi 09 de julho de 2025 às 22:38
As mais lidas

O campo de férias albergava 700 crianças no dia em que o Condado Kerr, no Texas, foi atingido por cheias. Fundado em 1926, destina-se apenas a raparigas, tendo sido frequentado ao longo dos anos por filhas da classe política norte-americana.

Os números avançados pelas autoridades norte-americanas esta quarta-feira, 9 de julho, dão conta de mais de uma centena de vítimas mortais na sequência das inundações que atingiram o estado do Texas a 4 de julho. Entre essas vítimas contam-se 27 crianças e monitoras que estavam no acampamento cristão Camp Mystic.  

Eli Hartman/AP

Rodeado de "ciprestes, carvalhos e nogueiras", o campo de férias só para meninas fica no condado de Kerr, numa região montanhosa do Texas, "nas margens do belo rio Guadalupe". De acordo com o site oficial, foi fundado em 1926 pelo treinador da Universidade do Texas, "Doc" Stewart, e posteriormente vendido em 1939 ao casal Stacy. Mais tarde, passou a ser gerido pela família Eastland, que está à frente do campo desde 1974. Os meios de comunicação locais informaram que o diretor do Camp Mystic, Dick Eastland, morreu ao tentar salvar raparigas durante as inundações. Estavam 700 crianças no local quando as águas do rio subiram abruptamente, referiu o tenente-governador do Texas, Dan Patrick.

Parte do acampamento original situa-se mesmo nas margens do rio Guadalupe, onde ainda decorrem buscas com equipas de resgate, tendo sido inaugurado em 2020 um segundo campo perto do lago Cypress. As crianças podem frequentar o campo a partir do 2º ano de escolaridade e, entre maio e agosto, são convidadas a participar numa dezena de atividades, com o objetivo de "proporcionar às jovens uma atmosfera cristã saudável, na qual possam desenvolver qualidades pessoais e autoestima". Pintura, tiro ao arco, basquetebol, canoagem, caiaque, dança e yoga são algumas das propostas. Um artigo publicado em 2011 no Texas Monthly revelava que o preço por 30 dias de estadia se situava nos 4.375 dólares (cerca de €3.732).

O campo também é conhecido por acolher raparigas de famílias políticas famosas do Texas: as filhas e netas do presidente Lyndon B Johnson frequentaram o campo e a antiga primeira dama Laura Bush foi monitora do mesmo durante a faculdade. No sábado, 5 de julho, o deputado republicano August Pfluger anunciou que duas das suas filhas se encontravam entre as pessoas socorridas. 

"Os nossos corações estão destroçados ao lado das nossas famílias que estão a suportar esta tragédia inimaginável. Estamos constantemente a rezar por elas", diz a nota de pesar publicada no site oficial do campo. Até ao momento, 161 pessoas continuam desaparecidas naquela região do Texas.

Artigos Relacionados