Sábado – Pense por si

Cisjordânia. A outra guerra punitiva dos palestinianos

Alfredo Leite, em Tulkarem, Cisjordânia
Alfredo Leite, em Tulkarem, Cisjordânia 08 de julho de 2025 às 23:00

Exército de Israel multiplica ações para a ocupação da Cisjordânia. SÁBADO acompanha saída de 50 famílias do campo de refugiados de Tulkarem antes da demolição das suas casas. São acusados, sem provas, de terem familiares membros da Jihad Islâmica e punidos por isso. 

A calma de Moayaed Abu Ali contrasta com o frenesim de quem já tinha sido obrigado a retirar de casa panelas, colchões, ventiladores, sofás empoeirados e mobiliário a desfazer-se de outras mudanças. Abu Ali voltou atrás, devagar, à casa de uma vida, para recuperar uma travessa com incrustações de pedras nada preciosas, quatro cabides e o camião de plástico, novinho em folha, que o filho ainda não teve tempo de sujar nas ruas cobertas de pó branco de Tulkarem. Ali tinha um olhar resignado, como quase todos os membros das cinquenta famílias que receberam ordem das Forças de Defesa de Israel (FDI) para sair de casa antes de os bulldozeres avançarem para a demolição das frágeis habitações do campo de refugiados naquela massacrada zona da Cisjordânia. Nas últimas semanas, as expulsões de palestinianos sem culpa formada, mas acusados de serem familiares de terroristas da Jihad Islâmica, intensificaram-se e reforçaram uma nova frente israelita de guerra, não declarada, que dura há muito.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.