Sábado – Pense por si

Escolha a Sábado como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Brasil deteta 105 derramamentos de petróleo bruto que atingem vários destinos turísiticos

26 de setembro de 2019 às 20:31
As mais lidas

Petrobras analisou os derramamentos espalhados por oito estados e 46 municípios e determinou que têm origem numa única fonte. Contudo, frisou que a substância não é produzida no país sul-americano.

A principal agência ambiental do Brasil anunciou, esta quinta-feira, que detetou 105 derramamentos de petróleo bruto provenientes de uma fonte indeterminada, que tem poluído, nos últimos dias, as águas e praias da costa nordestina do país.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) esclareceu que a petrolífera estatal Petrobras analisou os derramamentos espalhados por oito estados e determinou que têm origem numa única fonte. Contudo, frisou que a substância em causa, petróleo bruto, não é produzida no país sul-americano.

O Ibama, órgão tutelado pelo Ministério do Meio Ambiente, não descreveu o tamanho dos derramamentos, que afetaram 46 municípios de oito estados, incluindo vários destinos turísticos.

Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe são os estados afetados.

Dos nove estados do nordeste brasileiro, apenas a Bahia ainda não registou a presença de manchas no seu litoral.

O instituto referiu que está a investigar "as causas e responsabilidades dos derramamentos" com o assessor da Petrobras e o corpo de bombeiros da capital do país, Brasília.

"Até ao momento não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos", garantiu o Ibama, referindo que a substância já matou sete tartarugas marinhas.

Banhistas e pescadores foram aconselhados a evitar as áreas onde o petróleo bruto foi encontrado.

Está previsto que cerca de 100 trabalhadores da Petrobras participem nos esforços de limpeza das áreas afetadas.