Comandante que seguia a bordo minimizou este incidente ao relatar que este tipo de incidentes são bastante comuns em voos sobre Kaliningrado
O avião A330 da Força Aérea espanhola, que transportava esta quarta-feira a ministra da Defesa de Espanha, Margarita Robles, foi alvo de uma interferência no sistema de GPS enquanto sobrevoava a região russa de Kaliningrado, em direção à Lituânia. A notícia foi confirmada pelo próprio Ministério da Defesa.
A330 da Força Aérea espanhola sofre interferência no GPS Europa Press via AP
Segundo a imprensa espanhola, a bordo seguiam também familiares dos militares destacados na base da NATO, assim como jornalistas que acompanhavam a visita da ministra à base aérea lituana, onde Robles se iria encontrar com a homóloga Dovile Šakaliene.
Sabe-se, no entanto, que a aeronave não terá sofrido quaisquer consequências, uma vez que esta recebe indicações através de um satélite militar, explica o jornal El Mundo.
Também um comandante que seguia a bordo minimizou este incidente ao relatar que este tipo de incidentes são bastante comuns em voos sobre Kaliningrado, tanto em aeronaves civis como militares, numa tentativa de desorientar os pilotos.
Esta não é a primeira vez que se regista um episódio semelhante. Em agosto também a aeronave onde seguia a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi alvo de interferência no sistema de GPS. Na altura, a culpa foi atribuída à Rússia. Apesar deste incidente, o primeiro-ministro búlgaro considerou que não era necessário investigar o episódio e classificou-o até como "insignificante"
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.