Sábado – Pense por si

António Costa em Bruxelas: "Tem de ficar claro que no território da NATO ninguém entra"

Cimeiras da NATO, do G7 e da União Europeia, acontecem esta quinta-feira em Bruxelas.

O primeiro-ministro português, António Costa, já chegou a Bruxelas para representar o país na Cimeira da NATO agendada para esta quinta-feira às 9h00, no dia em que se assinala um mês de conflito militar na Ucrânia. 

António Costa
António Costa

Durante a chegada ao Parlamento Europeu, o chefe de Estado afirmou que é preciso "ficar claro que no território da NATO ninguém entra". 

Para António Costa, as três cimeiras que decorrem hoje no Parlamento Europeu, são "claramente para reafirmar a unidade da aliança, no pilar Europeu, unidos na defesa da paz e numa afirmação muito clara de que é preciso combater uma guerra". 

Breves minutos antes do encontro que reúne os chefes de Estado e do governo da NATO, do G7 e da União Europeia, Costa afirmou ainda que Portugal, em conjunto com a União Europeia (UE), "está a aplicar todas as sanções que têm sido decretadas e que têm efeito pesado na nossa economia". Além disso, o país tem estado a "fornecer apoio humanitário e material militar na base da relação bilateral com a Ucrânia". 

De recordar que os chefes de Estado e de governo da NATO, do G7 e da UE reúnem-se hoje no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para robustecer a presença militar a leste da Europa para restringir quaisquer planos expansionistas previstos pela Rússia. Também o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai estar presente nas três cimeiras.

Artigos Relacionados
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres