Sábado – Pense por si

Por que razão está Mariupol a ser arrasada pelos russos?

Débora Calheiros com Leonor Riso 23 de março de 2022 às 20:00

A cidade portuária tem muita importância estratégica mas está a ser destruída: desta forma, é mais fácil aos inimigos progredir, explica o coronel Fernando Montenegro. E "quanto mais depreciada a Ucrânia estiver, menos capacidade terá de negociar".

A cidade ucraniana de Mariupol, que tem sido arrasada pelos bombardeamentos russos, localiza-se a 100 quilómetros da autoproclamada República Popular de Donetsk e a 421 quilómetros da Crimeia.  Esta localização estratégica entre duas regiões que já estão sob influência russa torna Mariupol especialmente atrativa para Putin, mas é também a razão pela qual a Ucrânia se recusa a ceder. Para Moscovo, controlar esta cidade significa unir os rebeldes apoiados pela Rússia e ter o controlo total do Mar de Azov.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.