Sábado – Pense por si

Albânia. Oposição pega fogo ao parlamento durante debate

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 21 de novembro de 2023 às 07:58
As mais lidas

Os democratas pretendiam impedir a votação do Orçamento de Estado para 2024.

Deputados do Partido Democrata da Albânia provocaram vários desacatos no parlamento numa tentativa de impedir a votação do Orçamento de Estado para o próximo ano, uma vez que consideram que o Partido Socialista implementa um regime cada vez mais autoritário.

Durante o protesto foram empilhadas várias cadeiras e os deputados utilizaram bombas de fumo vermelho, verde e roxo, um dos deputados envolvidos ateou fogo numa bancada parlamentar. Os seguranças presentes conseguiram manter os manifestantes afastados do primeiro-ministro e o fogo foi rapidamente apagado.

O líder do Partido Democrata, Sali Berisha, e ex-primeiro-ministro acusou o atual governo de tentar silenciar a oposição no parlamento.

As divergências entre os partidos têm vindo a aumentar desde o mês passado, altura em que Sali Berisha foi acusado de corrupção. O seu genro foi preso mas enquanto deputado o líder democrata tem imunidade no processo, tendo ficado apenas impedido de sair do país.

O Partido Socialista, liderado pelo primeiro-ministro Edi Rama, têm maioria no parlamento desde 2013.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.