O Presidente do Egipto, Abdel Fattah Al-Sisi, venceu com 90% dos votos as eleições presidenciais desta semana, mas a taxa de participação é inferior a 50%, segundo as primeiras estimativas publicadas esta quinta-feira pela imprensa estatal.
MOHAMED EL-SHAHED/AFP/Getty Images
Segundo o diário Al-Ahram, Al-Sisi obteve 92% dos votos e cerca de 23 milhões de pessoas participaram nas eleições, de entre cerca de 60 milhões de eleitores. O diário estatal Akhbar al-Yaoum e a agência oficial Mena referem números semelhantes.
As eleições decorreram entre segunda e quarta-feira e Al-Sisi tinha a reeleição assegurada após afastar os principais adversários. A taxa de participação era o principal desafio para o Presidente.
Na quarta-feira, em conferência de imprensa, o porta-voz da Autoridade nacional das eleições, Mahmoud el-Cherif, referiu-se a uma "afluência massiva perante as assembleias de voto".
Nas eleições de 2014, que decorreram entre 26 e 28 de maio, Al-Sisi, 63 anos, obteve 96,91% dos votos contra Hamdeen Sabahi, com uma taxa de participação de 47,5% segundo os números oficiais, muito contestados pelas oposições que se referiu a uma "farsa".
Agora, Al-Sisi apenas teve como adversário Moussa Mostafa Moussa, 65 anos, chefe do minúsculo partido liberal Al Ghad, e um fervoroso adepto do regime. Outros potenciais candidatos, com mais credibilidade, ou foram detidos por violação da lei ou desencorajados a concorrer após forte pressão das autoridades.
Os apelos ao voto dos cerca de 60 milhões de potenciais eleitores foram permanentes, mas historicamente a participação nas eleições é muito baixa no Egipto, com excepção das presidenciais de 2012, que elegeram o pró-islamita Mohamed Morsi, e as únicas que decorreram em liberdade e com garantias democráticas, com uma participação de 51,85% na segunda volta.
O ex-Presidente foi afastado num golpe militar em Julho de 2013, fomentado por Al-Sisi, que depois assumiu o poder. Neste contexto, o regime já receava uma elevada taxa de abstenção, podendo descredibilizar as eleições.
Os resultados oficiais só devem ser divulgados na segunda-feira.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.