Sábado – Pense por si

A SÁBADO em reportagem na fronteira entre os EUA e o México, um dos grandes temas da campanha presidencial

Gustavo Sampaio 18 de outubro de 2016 às 08:00

Donald Trump chocou ao prometer a construção de um muro de separação, mas cerca de um terço da linha de fronteira entre os EUA e o México já é composta por divisões de metal e betão

É um dos principais temas da campanha eleitoral em curso: a promessa reiterada várias vezes por Donald Trump, candidato presidencial do Partido Republicano, de construir um muro de separação na fronteira entre os EUA e o México, pago pelos mexicanos. A controvérsia tem sido muito grande, mas o facto é que já existe uma vedação na fronteira junto à costa do Oceano Pacífico, entre as cidades de San Diego (EUA) e Tijuana (México). É uma das zonas mais perigosas do mundo, onde todos os dias (em média) são presas 23 pessoas procuradas por crimes, é recusada a entrada (nos EUA) a 367 pessoas, são apreendidos 356 mil dólares não declarados e 4,2 quilogramas de droga, são identificadas 600 pessoas por suspeitas de ameaça à segurança nacional e são interceptados 26 documentos falsos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.