Sábado – Pense por si

Edição Especial. O Estado tradicionalmente democrata que apoia Trump

Gustavo Sampaio 25 de outubro de 2016 às 08:00

Os habitantes de um condado de carvão da Virgínia Ocidental sentem-se abandonados pelo Governo federal e acreditam que só com o milionário na Casa Branca poderão voltar a ter esperança no futuro

"Não sabes porque é que as pessoas apoiam Trump?" Randy Boytak faz-me a pergunta com um sorriso. Está de pé no meio da sala de convívio de uma das maiores empresas de caminhos-de-ferro dos Estados Unidos. Há cerca de 20 minutos que alguns colegas tentavam explicar-me os motivos pelos quais o candidato republicano é tão popular na Virgínia Ocidental. Após alguns segundos de silêncio, o maquinista colocou a mão esquerda sobre o meu ombro direito, inclinou a cabeça para me observar por cima dos óculos e afirmou simplesmente: "Filho, começo a ficar preocupado contigo."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.