Sábado – Pense por si

A batalha do Brexit no país sem Constituição (escrita)

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 28 de agosto de 2019 às 19:09

O passo arrojado de Boris Johnson mostra como a crise constitucional no país sem uma constituição escrita arrisca mudar práticas com séculos – e turva o desfecho da batalha entre Governo e Parlamento.

John Bercow, o presidente do parlamento britânico que saltou para a ribalta com os seus gritos de "Order!" dirigidos aos deputados nos debates do Brexit, classificou hoje o pedido de Boris Johnson para suspender o parlamento como um "escândalo constitucional". Entre as várias reações a quente, políticos e media falam numa crise constitucional britânica, mas esta tem um significado diferente daquele a que estamos habituados em Portugal – é que o Reino Unido é dos poucos países do mundo sem uma Constituição escrita.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.