Sábado – Pense por si

Isabel II terá feito pressão para manter privada a sua riqueza

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 08 de fevereiro de 2021 às 14:06

Lei da Transparência, da década de 1970, deixou de fora as empresas e investimentos da rainha. Documentos revelados pelo The Guardian mostram lóbi feito através do chamado "consentimento real".

A rainha Isabel II terá feito pressão para que a Lei da Transparência, da década de 1970, deixasse de fora os investimentos reais. Com a intervenção da rainha, o governo criou uma cláusula na lei em que pode isentar empresas de "chefes de estado" de obedecer às medidas de transparência. Estas alegações foram já, entretanto, negadas pelo Palácio de Buckingham.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.