Sábado – Pense por si

8chan, a história do fórum que se tornou um santuário dos crimes de ódio

Cátia Andrea Costa 06 de agosto de 2019 às 07:00

Em seis meses, três tiroteios foram anunciados na plataforma antes de acontecerem. Os atiradores são "heróis", as vítimas mortais "pontos". Tudo sem filtro e em nome da liberdade de expressão.

"Que consigas uma pontuação alta". A mensagem – uma espécie de "boa sorte" – foi deixada como resposta à publicação do manifesto racista de Brenton Tarrant, autor do massacre em duas mesquitas de Christchurch, Nova Zelândia, em que morreram 51 pessoas, em março deste ano. "Pontuação" é uma expressão de código para número de vítimas mortais muito usada no 8chan (InfinityChan), um fórum de extrema-direita relacionado com o aumento dos crimes de ódio.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.