Sábado – Pense por si

Netas matam idosa em Angola por acreditarem que era feiticeira

Lusa 14 de março de 2022 às 13:17
As mais lidas

A crença na feitiçaria tem motivado, nos últimos meses, várias mortes em Angola, sendo crianças e idosos os mais visados.

Uma cidadã de 85 anos foi espancada até à morte pelos familiares, na província angolana da Lunda Sul, por suposta prática de feitiçaria, anunciou hoje a polícia angolana, garantindo que duas das pessoas implicadas estão já detidas.

Eric Lafforgue/Art In All Of Us/Corbis via Getty Images

Segundo o piquete integral do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Sul, leste de Angola, o homicídio qualificado ocorreu numa residência familiar, onde duas netas, em companhia de outros parentes, espancaram a anciã até à morte por acreditarem que era feiticeira.

O SIC refere que, na sequência do crime, que ocorreu no Bairro Santo António, município de Saurimo, foram detidas duas cidadãs, netas da vítima, e os outros familiares implicados estão em fuga.

As cidadãs detidas serão presentes ao Ministério Público e decorrem ações para deter os familiares em fuga "para serem responsabilizados criminalmente".

A crença na feitiçaria tem motivado, nos últimos meses, várias mortes em Angola, sendo crianças e idosos os mais visados.

Na semana passada, na província angolana de Cabinda??, ?????dois homens foram detidos pelo SIC, suspeitos de matarem o pai, ateando-lhe fogo, por alegada prática de feitiçaria.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.