Sábado – Pense por si

China exibe primeiro porta-aviões construído no país

26 de abril de 2017 às 08:17
As mais lidas

A demonstração decorre numa altura de forte tensão entre os Estados Unidos da América e a Coreia do Norte

A China exibiu o primeiro porta-aviões construído inteiramente no país, no estaleiro de Dalian (noroeste), durante uma cerimónia realizada no estaleiro da empresa China Shipbuilding Industry. A notícia da agência oficial Xinhua confirma que a demonstração está relacionada com o desenvolvimento da indústria de Defesa chinesa.

De acordo com o jornal deHong Kong South China Morning Post, o novo porta-aviões, designado temporariamente de 001A, tem 315 metros de comprimento, 75 metros de largura e uma velocidade cruzeiro de 31 nós. Com uma capacidade de carga de 70.000 toneladas, o novo porta-aviões chinês é inspirado no modelo soviético "Kuznetsov".

O 001A demorou cinco anos a ser concluído e tem um conceito de operação mais avançado do que o Liaoning - o primeiro porta-aviões adquirido por Pequim - incluindo um hangar maior para transportar mais aviões J-15 e mais espaço de cobertura, para helicópteros e outras aeronaves.

O novo porta-aviões chinês deverá entrar ao serviço em 2020, depois de instalados os equipamentos electrónicos de combate e concluída a formação dos pilotos e tripulação.

Apesar de as autoridades chinesas não terem relacionado a exibição do porta-aviões com o momento actual, esta decorre numa altura de forte tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, cuja capital, Pyongyang, está situada a 350 quilómetros de Dalian.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.