Secções
Entrar

Trump anuncia negociações com o Irão sobre o projeto nuclear de Teerão

Gabriela Ângelo 08 de abril de 2025 às 20:08

Durante uma reunião na Casa Branca com o primeiro-ministro de Israel, Donald Trump anunciou que os Estados Unidos iriam iniciar conversações sobre o desmantelamento do projeto nuclear do Irão.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta segunda-feira que iria iniciar negociações com o Irão sobre o seu projeto nuclear, ameaçando os iranianos de estarem em "grande perigo" se estas conversações não levarem ao abandono das suas armas nucleares. 

trump netanyahu Pool via AP

"Estamos em conversações diretas com o Irão, e elas já começaram. Vão continuar no sábado. Temos uma reunião muito importante e vamos ver o que pode acontecer. E penso que todos concordam que seria preferível fazer um acordo", disse Trump aos jornalistas.

Questionado sobre se iria usar força militar contra o Irão, caso estas negociações não levarem ao desmantelamento das armas nucleares do país, Trump afirmou que o "Irão vai estar em grande perigo, detesto dizê-lo". "Se as conversações não forem bem sucedidas, acho que vai ser muito mau para o Irão", acrescentou o presidente norte-americano.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, confirmou, através da rede social X, as conversações mas insistiu que serão conduzidas indiretamente, através de um mediador. "O Irão e os Estados Unidos vão reunir-se em Omã, no sábado, para conversações indiretas", anuncia a publicação, acrescentando que se trata "tanto de uma oportunidade como de um teste". 

Em conferência de imprensa, na segunda-feira, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ismail Begahei, deixou clara a posição do Irão quanto às ameaças norte-americanas, "o Irão nunca se aventurará no desenvolvimento de uma bomba nuclear".

Os comentarios sobre o Irão surgiram durante o encontro do líder norte-americano com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na sequência dos mais recentes ataques israelitas à faixa de Gaza. Durante a reunião ocorreram protestos anti-governamentais em Telavive em frente à sede do partido do líder. 

Trump tem pedido repetidamente ao Irão, que é um dos principais patrocinadores do Hamas em Gaza, do Hezbollah no Líbano e dos Houthis no Iémen, que desmantele o seu programa nuclear, caso contrário poderá sofrer consequências. "Se eles não chegarem a um acordo, haverá bombardeamentos", disse o presidente ao canal televisivo NBC News no final de março. "Serão bombardeados como nunca viram antes", acrescentou.

No entanto, durante o seu primeiro mandato, Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear de 2015 com o Irão, anteriormente negociado pela administração de Obama. O acordo incluía a Alemanha, a França e a Grã-Bretanha, e tinha como objetivo levantar a maioria das sanções contra o Irão, de forma a que este aplicasse restrições ao seu projeto nuclear, incluindo na produção de bombas. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto