Secções
Entrar

Rússia anuncia exercícios militares com armas nucleares

Leonor Riso 06 de maio de 2024 às 11:44

Manobras militares serão feitas "em resposta a declarações e ameaças provocadoras feitas por certos responsáveis ocidentais contra a Federação Russa", justificou o ministério da Defesa russo.

A Rússia vai realizar um exercício militar que inclui treinos para usar armas táticas nucleares, depois do que o ministro da Defesa do país chamou de "ameaças provocadoras" dos representantes ocidentais.

Reuters

O exercício foi ordenado por Vladimir Putin, segundo o ministério citado pela Reuters, e iria testar a prontidão das forças nucleares não-estratégicas para desempenhar missões de combate.

As formações de mísseis do distrito militar do sul e forças navais vão participar no exercício. "Durante o exercício, irão ser desempenhadas várias medidas para praticar a prontidão e o uso de armas nucleares não-estratégicas", adiantou o ministério.

O exercício deve-se à necessidade de assegurar a integridade territorial e soberania da Rússia "em resposta a declarações e ameaças provocadoras feitas por certos responsáveis ocidentais contra a Federação Russa".

Apesar de não serem dados nomes concretos, a agência noticiosa Reuters salienta que as palavras do presidente francês Emmanuel Macron sobre uma possível intervenção francesa na Ucrânia foram consideradas extremamente perigosas pela Rússia.

Segundo a Rússia, os EUA e os seus aliados europeus estão a empurrar o mundo rumo ao confronto entre poderes nucleares devido ao apoio militar e financeiro prestado à Ucrânia desde a invasão de 2022.

Na Rússia, as condições para o uso de armas nucleares são em resposta a um ataque com armas nucleares ou de destruição maciça, ou quando se usem armas convencionais de forma a que "a existência do Estado seja posta sob ameaça". Tem havido apelos para a mudança destas regras dentro do país.

A Rússia e os EUA são os dois maiores poderes nucleares do mundo, com mais de 10.600 das 12.100 ogivas nucleares existentes.

Esta terça-feira, Vladimir Putin toma posse como presidente da Rússia para um mandato de seis anos. Em 1999, chegou à presidência do país, tendo sido substituído por Medvedev entre 2008 e 2012.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela