Sábado – Pense por si

Forças armadas russas com portas abertas em São Tomé

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 09 de maio de 2024 às 19:16

O acordo militar entre São Tomé e a Rússia foi conhecido esta semana. Assinado a 24 de abril, entrou em vigor no dia 5 de maio e prevê uma cooperação a longo prazo, com exercícios militares conjuntos e partilha de informações.

A realização de exercícios militares conjuntos, a formação e treino de quadros, visitas de navios e aviões militares, troca de "experiências e informação no combate à ideologia extremista e o terrorismo internacional" e a "pirataria" são algumas das "linhas de cooperação" do acordo militar entre a Rússia e São Tomé e Príncipe assinado em São Petersburgo a 24 de abril e que tem gerado polémica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.