A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Quem é Tyler Robinson, o suspeito de ter assassinado Charlie Kirk?
Jovem estudou na universidade onde ocorreu o assassinato e tinha uma bolsa de estudos. Não era filiado de nenhum partido e havia fotos suas a segurar armas.
As autoridades identificaram esta sexta-feira Tyler Robinson, de 22 anos, como suspeito de ter assassinado o influencer conservador Charlie Kirk, de 31 anos, na quarta-feira. Segundo o governador de Utah, Spencer Cox, o jovem foi detido na quinta-feira pelas 22h locais.
Tyler Robinson, suspeito da morte de Charlie Kirk na Universidade de Utah
Utah Governor's Office via AP
Quem é Tyler Robinson?
Tyler Robinson tem 22 anos e é atualmente o principal suspeito pela morte de Charlie Kirk. Apesar de o governador Spencer Cox ter afirmado que o jovem "não era estudante na Universidade de Utah", a faculdade avançou que ele já tinha sido aluno nesta instituição de ensino no primeiro semestre de 2021, e que até conseguiu uma bolsa de estudos após um excelente desepenho académico na Pine View High School (ensino secundário). No entanto, por alguma razão, deixou de frequentar a universidade. No mesmo ano, Tyler terá visitado esta faculdade com a sua mãe - que foi identificada como Amber Jones Robinson. No Facebook, a mulher - que chegou a frequentar este estabelecimento e que é assistente social numa empresa de saúde sem fins lucrativos - escreveu: "Foi ótimo passar algum tempo a sós com este menino". Amber Jones Robinson publicava várias fotografias dedicadas à família no Facebook, antes de ter apagado a sua rede social esta sexta-feira. Numa das publicações, Tyler Robinson aparecia com os seus irmãos a segurar armas - embora este cenário não seja incomum nos EUA. Além das fotografias dedicadas à família, a mãe também documentava algumas viagens, como aconteceu numa ida ao Alasca, ao Caribe e à Disneylândia, refere a agência de notícias Reuters. Apesar de Robinson ser agora apontado como suspeito pela morte de Charlie Kirk, o jovem não terá antecedentes criminais, de acordo com a Reuters. Sabe-se além disso que não era um eleitor registado e que não era filiado de nenhum partido político. Era visto como um votante "inativo", já que havia votado apenas nas duas últimas eleições. Segundo o governado de Utah, Robinson havia-se tornado "mais politizado nos últimos anos" e radicalizado o seu discurso. Tinha ideais anti-fascistas, e a prova foi a mensagem que deixou nas balas que terá usado para matar Kirk: uma delas continha a mensagem: "Olá fascista", e a outra apresentava referências a uma canção italiana anti-fascista: "Oh bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao ciao". Já outras continham piadas: "Se estás a ler isto és gay".Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Tópicos
Polícia
Faculdade
Morte
Alunos
Tyler Robinson
Charlie Kirk
Utah
Universidade de Utah
Facebook
Alasca
Disneyland
Washington D.C.
G1
Artigos recomendados
As mais lidas
Gouveia e Melo defende que Estado português deve reagir após ataque a embarcação com bandeira nacional
09 de setembro de 2025 às 18:00Lusa
Estado despediu com indemnização e voltou a contratar
02 de setembro de 2025 às 23:00Marco Alves
"Salvaram-lhe a vida." Casal irlandês angaria fundos para o hospital de Faro, após tratamento do filho bebé
06 de setembro de 2025 às 10:00Sofia Parissi
Revelação: Pinto da Costa deu a casa como garantia para FC Porto não sair da UEFA
09 de setembro de 2025 às 13:12Carlos Torres
Homens armados invadiram navio ao largo do Algarve. Reféns foram libertados
04 de setembro de 2025 às 14:47SÁBADO