Secções
Entrar

Médio Oriente: Israel autoriza entrada em Gaza de 100 camiões de ajuda da ONU

Lusa 20 de maio de 2025 às 11:15

Nenhuma ajuda humanitária foi autorizada a entrar no território palestiniano desde 02 de março, pelo que as agências da ONU e organizações não-governamentais (ONG) que trabalham em Gaza alertam, há várias semanas, para a escassez de alimentos, água potável, combustível e medicamentos.

A ONU foi autorizada por Israel a levar "cerca de 100" camiões de ajuda humanitária para o território palestiniano de Gaza, anunciou esta terça-feira o porta-voz do Gabinete de Assuntos Humanitários da organização, Jens Laerke.

fome gaza AP Photo/Jehad Alshrafi

Segundo avançou o responsável em conferência de imprensa, a autorização foi recebida hoje pelas Nações Unidas, que também vão poder recuperar os primeiros cinco camiões de ajuda humanitária enviados desde que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou que ia autorizar a entrada de uma "quantidade básica de alimentos" para evitar fome em Gaza.

Nenhuma ajuda humanitária foi autorizada a entrar no território palestiniano desde 02 de março, pelo que as agências da ONU e organizações não-governamentais (ONG) que trabalham em Gaza alertam, há várias semanas, para a escassez de alimentos, água potável, combustível e medicamentos no território palestiniano, em guerra há mais de 19 meses.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela