Secções
Entrar

Irão apoia qualquer iniciativa que ponha fim a "crimes de guerra" em Gaza

06 de outubro de 2025 às 08:28

O Irão sublinhou que a cessação dos ataques “não isenta” os Estados e as instituições internacionais da obrigação de “investigar e processar os crimes de guerra e os crimes contra a humanidade” cometidos por Israel em Gaza.

O Irão expressou apoio a qualquer iniciativa para acabar com os “crimes de guerra” e a “limpeza étnica” na Faixa de Gaza, referindo-se ao plano de paz do Presidente dos Estados Unidos, apresentado na semana passada.
Ataques israelitas cortam Internet e telemóvel em Gaza, isolando palestinianos AP Photo/Leo Correa
“Apoiamos sempre qualquer iniciativa que envolva o fim da limpeza étnica, dos crimes de guerra e dos crimes contra a humanidade em Gaza”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, num comunicado divulgado na noite de domingo. O ministério recordou a “responsabilidade legal e moral” da comunidade internacional para pôr fim ao “genocídio em curso” em Gaza e sublinhou que qualquer decisão sobre um eventual cessar-fogo ou sobre os termos de um acordo deve ser tomada pelo “povo e pela resistência palestiniana”, o movimento islamita Hamas. No entanto, afirmou, “o acordo só será válido se conduzir ao fim do genocídio, ao respeito pelo direito à autodeterminação do povo palestiniano e ao levantamento total do bloqueio” à Faixa de Gaza. O grupo Hamas - aliado do Irão no chamado “Eixo da Resistência” da aliança anti-israelita, que inclui também o Hezbollah libanês e os Huthis do Iémen - aceitou na sexta-feira o plano do Presidente dos EUA, Donald Trump, para a paz em Gaza, que consiste em libertar todos os reféns israelitas se o Governo de Israel deixar de bombardear o enclave costeiro palestiniano. O Irão sublinhou que a cessação dos ataques “não isenta” os Estados e as instituições internacionais da obrigação de “investigar e processar os crimes de guerra e os crimes contra a humanidade” cometidos por Israel em Gaza. Teerão manifestou ainda esperança de que sejam abertos corredores seguros para a entrega imediata de ajuda humanitária aos habitantes de Gaza e reiterou a disponibilidade para participar nos esforços de assistência internacional. O Presidente dos EUA anunciou no domingo que a primeira fase do plano para pôr fim à guerra na Faixa de Gaza e definir o futuro do enclave palestiniano “deverá estar concluída” esta semana. As equipas de negociação de Israel e do Hamas, juntamente com mediadores, deverão reunir-se hoje no Egito para finalizar e clarificar os detalhes do acordo.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela