Secções
Entrar

Câmara de Sevilha atacada. Cibercriminosos pedem 1 milhão de euros

Márcia Sobral 06 de setembro de 2023 às 15:15

Autarquia, polícia local e bombeiros encontram-se a realizar todo o tipo de serviços em papel.

"Não negociaremos." A decisão é da autarquia de Sevilha que foi, esta quarta-feira, alvo de um ataque informático que deixou em baixo toda a rede do município. 

O ataque, segundo oEl País, terá sido levado a cabo por um grupo de cibercriminosos que agora pede um milhão de euros pelo resgate dos serviços. As autoridades espanholas já começaram a investigar o caso e, por precaução, interromperam todos os sistemas informáticos ligados à autarquia.

De mãos atadas e com todos os serviços suspensos, a Câmara de Sevilha encontra-se a fazer todo o tipo de serviços – desde a marcação de reuniões ao pagamento de impostos – de forma manual. Assim como a polícia local e os bombeiros uma vez que as autoridades temem um segundo ataque.

É que esta não é a primeira vez que a autarquia de Sevilha é alvo de um crime desta dimensão. Há dois anos um pirata informático fez-se passar pela empresa a quem havia sido adjudicado um contrato de luzes de Natal e conseguiu desviar milhões de euros do Executivo.

Os ataques informáticos têm crescido de forma exponencial um pouco por todo o mundo sendo que, de acordo com os dados da Avast, Espanha, Vietname, Argentina, França, Brasil, México, República Checa e Reino Unido são os mais afetados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela