A Investigação SÁBADO será transmitida hoje, pelas 21h30, logo a seguir ao CM Jornal, na CMTV.
Um elemento do laboratório da polícia científica denunciou o desaparecimento de mais de 200 armas da PJ, mas foi alvo de um processo crime e até já teve buscas domiciliárias. É suspeito de ter subtraído duas dessas armas.
Dez meses após a denúncia, a Polícia Judiciária ainda desconhece o paradeiro de várias armas perfeitamente funcionais.
Investigação SÁBADO
Um colega do denunciante, Rui, chamemos-lhe assim, não quer ser identificado, mas conta à Investigação SÁBADO que tudo começou em agosto do ano passado quando o colega decidiu verificar toda a coleção de armas depositada numa sala da PJ. Na maioria, armas apreendidas nos anos 90: pistolas, revólveres, metralhadoras e até glocks, todas funcionais.
"A Polícia Judiciária tem uma coleção de armas de fogo. São armas que provêm de processos crime e que têm interesse depois para o setor de balística e marcas. Estas armas estão acondicionadas numa sala."
"Quem tem acesso a essa sala?", perguntámos.
"A entrada na sala é feita por chipcard. Só 6 ou 7 pessoas lá podem entrar. Nem as senhoras da limpeza têm acesso a esse local".
A carregar o vídeo ...
Logo em setembro, o denunciante enviou um email ao chefe do setor de balística e à diretora do laboratório de Polícia Científica a pedir uma verificação independente.
À SÁBADO, várias fontes admitem que as armas até podem ter sido devolvidas à PSP para serem destruídas e até ter-se perdido o termo de entrega: o certo é que a PJ ainda desconhece o paradeiro de muitas destas armas. Por escrito, a Polícia Judiciária não responde às perguntas da Investigação SÁBADO e constata o seguinte:
"Estando em curso processos do foro disciplinar e criminal, ainda não concluídos e sujeitos a regime de segredo, não é legalmente possível responder, diretamente, às questões colocadas.
Contudo, sublinha-se que, na Polícia Judiciária, todas as informações internas são consideradas, apreciadas pelas estruturas competentes e suscetíveis de contribuir para a melhoria dos serviços. Aliás, como decorre do sistema de Qualidade e Acreditação, todos os serviços devem admitir oportunidades de melhoria, integrando de forma dinâmica o conhecimento, a inovação e os contributos recebidos.
Sem prejuízo da margem de otimização sempre existente, a credibilidade do apoio pericial, ao sistema de Justiça, garantido no âmbito das competências do LPC, constitui uma realidade demonstrada e demonstrável".
Um programa a não perder amanhã na Investigação SÁBADO, a partir das 21h30, na CMTV.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.