Nos Estados Unidos, uma organização dedicada ao estudo e conservação da natureza colocou nove câmaras num parque para estudar a fauna local. Um urso percebeu como funcionava o aparelho e começou uma verdadeira sessão fotográfica.
Foi no meio de um parque natural nos Estados Unidos que um urso negro decidiu posar para centenas de fotografias. O animal, claramente fotogénico, num rol de 580 imagens foi captado em cerca de 400.
City of Boulder
Tudo aconteceu no mês de novembro, nacidade de Boulder, no Colorado, depois do Open Space and Mountain Parks – uma organização dedicada ao estudo e conservação da Natureza – ter instalado várias câmaras fotográficas no terreno. Em cerca de 18.615 hectares, foram distribuídos nove aparelhos de forma a poderem estudar melhor a fauna local, em especial ursos, veados, patos, pumas e coiotes.
"Estas câmaras têm um papel importante para ajudar as nossas equipas a recolher informações sobre a vida selvagem. Estes dados são depois usados para determinarmos medidas de proteção doshabitatsde forma a ajudar a proteger as áreas sensíveis", explicou Will Keeley, ecologista do OSMP, em comunicado.
Na maioria dos casos, os especialistas referem que os animais optam por ignorar estes dispositivos mas com este urso o caso foi diferente.
Os aparelhos estão programados para, sempre que é detetado algum movimento, a câmara começar a gravar pequenos vídeos de cerca de 10 a 30 segundos que são convertidos em fotogramas. Já no período noturno, o equipamento tem um sistema de infravermelhos de forma a não perturbar os animais.
O urso parece ter ficado impressionado com tal tecnologia e, assim que percebeu o seu funcionamento, começou a "sorrir" para as verdadeiras sessões fotográficas. O caso tornou-se público depois de o parque ter divulgado as imagens caricatas nas redes sociais.
Recently, a bear discovered a wildlife camera that we use to monitor wildlife across #Boulder open space. Of the 580 photos captured, about 400 were bear selfies. Read more about we use wildlife cameras to observe sensitive wildlife habitats. https://t.co/1hmLB3MHlUpic.twitter.com/714BELWK6c
Segundo os especialistas, no Colorado deverão existir cerca de 17 a 20 mil ursos negros, mas como falamos de uma espécie conhecida por ser "bastante solitária e discreta" o seu estudo concreto é bastante complexo. Porém o "ursoselfie" parece ser uma verdadeira exceção à regra.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres