Sábado – Pense por si

Um português com outra visão no futebol

Francisco Costa mostra que o espetáculo não pode ser tudo numa equipa dos Países Baixos

O ‘Europa Viva’ já lhe deu a conhecer as histórias de Américo Branco e Ivo Pinto, diretor desportivo e jogador (e capitão) do Fortuna Sitttard, respetivamente. Falta apenas conhecer o terceiro e último português deste clube dos Países Baixos – designação oficial de Holanda deixou de ser utilizada em janeiro de 2020. Chama-se Francisco Costa, conta com apenas 27 anos, é analista e já tem um percurso considerável. Apesar da idade, esta é a terceira experiência no estrangeiro depois de Espanha (Celta de Vigo) e Grécia (AEK).

"Comecei no Rio Ave com 20 anos. Eu tinha de fazer no âmbito da licenciatura de Ciências do Desporto um estágio e fui trabalhar com o mister Miguel Cardoso. Depois dei seguimento com o míster Nuno Campos no Tondela e estive no FC Porto com Sérgio Conceição", resume à nossa equipa de reportagem. E foi numa dessas etapas que se abriu a porta para a experiência atual.

"A possibilidade surgiu por via do Américo Branco. Conhecemo-nos em Tondela há dois anos, fomos conversando e aconteceu esta oportunidade de vir para integrar equipa técnica para, na opinião dele, dar outra visão. A equipa técnica é toda holandesa e ele queria um estrangeiro com um contexto mais ligado à América do Sul, com um foco resultadista. Aqui importa pouco o resultado final. Se for 5-4 eles ficam contentes desde que o espectáculo seja bom. Havia que mudar um pouco a cultura", explica Francisco Costa.

O português é responsável pelo departamento análise e está sempre em ação nos treinos e jogos, tal como o repórter de imagem Fábio Gomes testemunhou junto ao relvado no duelo com o campeão PSV na última jornada do campeonato holandês. Além de passar instruções do treinador principal aos jogadores, Francisco Costa controla todas as bolas paradas ofensivas e defensivas. Sempre que há um canto e um livre, o técnico assume a responsabilidade e levanta-se imediatamente para dar indicações. 

"Conceição é um dos melhores"

Francisco Costa aceitou o Fortuna Sittard depois de uma época marcante no FC Porto com Sérgio Conceição. "É uma exigência máxima que o mister Sérgio Conceição coloca em todos os departamentos e pessoas. Os resultados foram muito positivos nas competições nacionais e internacionais. O Sérgio leva tudo ao detalhe e percebe-se, sobretudo nos jogos internacionais e mais difíceis, o quanto valoriza o trabalho do departamento análise e pela equipa técnica na preparação do jogo. É um dos melhores treinadores que Portugal tem", atira. Francisco Costa ajudou o FC Porto a conquistar Supertaça, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.