Sábado – Pense por si

Virgílio Nogueiro Gomes: "A única coisa proibida na mesa de Natal é a falta de fartura e variedade"

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 22 de dezembro de 2023 às 20:00

Se os pratos da mesa de Natal têm uma tradição de séculos justificada pela religião católica, já os do Ano Novo têm no máximo um século. Esta festa é assim caracterizada pelo gastrónomo como uma "festa exibicionista, sem carga religiosa".

Virgílio Nogueiro Gomes é um dos mais conceituados gastrónomos nacionais. Além das aulas de História da Alimentação dedica-se às palestras e às crónicas. Algumas delas - juntamente com textos inéditos - foram agora reunidos no livroHistórias e Curiosidades à Mesa, a pretexto do qual falámos com o autor sobre as tradições de Natal e Ano Novo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.