Sábado – Pense por si

Thomas Erikson: “Os psicopatas inteligentes podem ser presidentes”

Vanda Marques
Vanda Marques 05 de julho de 2021 às 14:00

Foi perseguido por uma psicopata que só parou quando o sueco contactou a polícia. Mas para o escritor – com livros traduzidos em 21 línguas – todos podemos ser vítimas destes manipuladores.

Devia ter atenção a estas profissões: CEO, advogado, trabalhador de um órgão de comunicação social, vendedor, cirurgião, jornalista, polícia, líder religioso, chef ou funcionário governamental. Porquê? São as profissões mais comuns entre os psicopatas. Thomas Erikson, especialista em comportamento e comunicação, recolheu vários estudos sobre o tema – como o das profissões, do psicólogo Kevin Dutton – para nos ajudar a identificar o que temos por perto. O escritor alerta que estas pessoas vão fazer tudo para o manipular, enganar e usar. Depois de escreverRodeado de Psicopatasrecebeu váriosemailscom a pergunta: O que devo fazer? A única resposta é: "Afaste-se."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.