Sábado – Pense por si

Júlio Machado Vaz: “Vivo sozinho desde que me separei, faz agora 40 anos”

Raquel Lito
Raquel Lito 10 de junho de 2023 às 10:00

O psiquiatra e sexólogo diz-se preguiçoso militante, apesar das 18 obras publicadas, uma carreira académica, programas de TV e rádio, consultas e recitais de poesia. Aos 73 anos, abre o seu livro na sala de casa no Porto.

Recostado no sofá da sala, Júlio Machado Vaz fala pausadamente, como nos tempos do Sexualidades (RTP) dos anos 90. Só que à época não estava preparado para aquela dimensão da fama: ameaças de morte, cartas, até uma senhora que lhe apareceu à porta do quarto do hotel. Manteve sempre distância, cordial, sem levantar a voz.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro