Sábado – Pense por si

Ana Bispo Ramires: “Não planeamos nada em Portugal. Temos uma cultura do curto prazo”

Vanda Marques
Vanda Marques 08 de setembro de 2023 às 20:00

Psicóloga do desporto há 25 anos, trabalha com Fernando Pimenta. Também dá formação em empresas e diz que devíamos visitar o psicólogo todos os anos para “alinharmos o nosso projeto de vida”.

Quando começou a dar formação a atletas, estranhavam ver uma mulher. Recorda até situações caricatas de treinadores que, a meio da sessão, a convidavam para jantar. Mas, quando viam que percebia do que falava, mudavam de atitude. Ana Bispo Ramires, psicóloga do desporto, diz que se considera mais uma educadora e que sempre quis “abordar a psicologia do ponto de vista da educação e do treino”. Reforça que há um vazio de treino de competências emocionais para a vida, mas que na área do desporto é diferente. “Há uma cultura de superação, na sociedade não, o que é uma pena.” Fundou e coordena o Grupo de Atuação em Psicologia & Performance (GAPP), que trabalha com várias empresas e atletas. A psicóloga critica ainda os coaches “yes, you can”, que não têm estratégias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".