NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Segundo os dados divulgados, Lisboa é o distrito do país com o maior número de abonos de família atribuídos, seguido pelo Porto, Braga e Setúbal
O Instituto da Segurança Social atribuiu menos 1.787 abonos de família em maio, face a Abril, e menos 17.591 relativamente ao mês homólogo de 2016, abrangendo 1,10 milhões de crianças e jovens, indicam dados hoje divulgados.
"Em Maio foram processados menos 1.787 abonos de família (-0,2%), face ao valor revisto do mês anterior (1.111.384) e menos 17.591 (-1,6%) em relação a Maio de 2016", refere o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) na Síntese de Informação Estatística da Segurança Social, que acompanha os dados do ISS,
Segundo o GEP, estes números evidenciam "um comportamento sazonal, sofrendo várias oscilações durante o ano".
"Outra característica das prestações familiares é o facto de serem divulgadas de acordo com o mês de referência do direito à prestação, ou seja, os meses anteriores são sempre actualizados com base na informação mais recente, nomeadamente a atribuição de prestações relativas a meses anteriores", adianta o GEP.
Segundo os dados divulgados hoje, sujeitos a actualizações, Lisboa é o distrito do país com o maior número de abonos de família atribuídos (222.557), seguido pelo Porto (213.823), Braga (98.895) e Setúbal (88.897).
Os dados da Segurança Social apontam também uma descida nas prestações por parentalidade pagas em maio face a Abril.
De acordo com as estatísticas, o número de beneficiários com prestações por parentalidade situou-se nos 37.010, menos 9,5% face a Abril e mais 10,7% relativamente a maio de 2016.
O número de mulheres beneficiárias foi de 25.814, indicando uma descida de 2,6% em relação ao mês anterior e um acréscimo de 9,7% considerando o período homólogo.
Aos homens foram pagas 11.196 prestações, o que aponta para uma queda de 22,2% em relação a Abril e um aumento homólogo de 13,0%.
O GEP explica que "as reduções deste mês são consequência da variação positiva excepcional do mês anterior, em virtude da calendarização de dois processamentos mensais então iniciada".
Segurança Social atribui menos 1.787 abonos de família
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.