Prémio salarial já foi pedido através do Portal ePortugal por mais de 165 mil jovens.
O prazo limite para pedir a devolução das propinas está a terminar. Os jovens têm até esta sexta-feira, 31 de maio, para solicitar o prémio salarialatravés do Portal ePortugal. Até ao momento, este apoio já foi requerido por mais de 165 mil recém-formados, no entanto, a medida, que foi anunciada pelo Governo em setembro de 2023, não estará disponível para qualquer jovem.
Egas Moniz School of Health & Science / Instagram
A devolução das propinas, quedeve ser pedida até ao final de maio de cada ano, destina-se apenas jovens trabalhadores até aos 35 anos, que tenham obtido o grau académico no ano de 2023 (inclusive) e seguintes, e que declarem rendimentos tipo A (dependente) ou B (independente).
Após a solicitação, a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) tem até 30 dias para o validar o pedido, sendo o processo entregue posteriormente à Autoridade Tributária (AT), que será a entidade responsável pelo pagamento.
Quem tiver uma licenciatura passa a ter direito a um prémio anual de €697, por cada ano de licenciatura, enquanto que quem tiver um mestrado poderá auferir €1.500 por ano. Quanto aos estudantes de mestrado integrado, estes podem vir a receber 697 euros, caso o período de ensino seja o correspondente a uma licenciatura, ou poderão auferir 1.500 euros, caso o período de ensino seja o equivalente a um mestrado.
Os montantes não contam para o cálculo do IRS, nem para as contribuições para a Segurança Social. Além disso, também não contam para dívidas cobradas pela Autoridade Tributária ou à Segurança Social.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.