Já há jovens a desistir do processo. Enquanto uns se assustam com o tempo de espera, outros não conseguem preencher certos campos do formulário.
O "prémio salarial", que será atribuído pelo Governo aos jovens trabalhadores que tenham uma licenciatura ou mestrado, já pode ser pedidoatravés do Portal ePortugal. Contudo, o tempo de espera já ultrapassa uma hora.
Pedro Catarino/COFINA MEDIA
Por volta das 21h de quinta-feira ositejá contava com cerca de 8 mil pedidos e com um tempo de espera fixado nos 45 minutos. Esta sexta-feira, às 11h09, o número de pessoas a tentar ascendeu aos 19 mil e o tempo de espera a mais de uma hora, o que já está a fazer desistir alguns dos jovens.
"Abri e desisti logo. Mas que bom saber que está difícil para todos", escreveu uma utilizadora no TikTok ao responder a um vídeo que anunciava a disponibilização do formulário. "O meu no final deu inválido e acabei a licenciatura em 2022. Não entendo porque dá inválido", comentou uma outra utilizadora da rede social.
Em janeiro, o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro previu àSÁBADOque o pedido para a devolução das propinas deveria ter várias burocracias, teoria que se verificou: "O formulário deverá ser algo cheio de burocracias, que não irá servir para nada e que só irá dificultar a vida das pessoas. O Estado português sabe se as pessoas saíram ou não do país. Sabem o número de contribuinte e quais as moradas. Só vai obrigar os jovens a darem informações que o Estado já tem, ou seja, no fundo vai ser, como se costuma dizer, uma mão cheia de nada", considerou. "A maior parte nem sequer vai preencher o formulário, porque sabe que vai ser feito para não funcionar. Vão fazer uma pessoa andar para trás e para a frente. Se fossem sérios o Estado entregava o dinheiro por iniciativa própria, através de transferência bancária."
ASÁBADOainda não teve acesso ao formulário. No entanto, sabe que o preenchimento da Chave Móvel é o que tem dado por enquanto mais dores de cabeça aos jovens. "Ainda por cima precisa da Chave Móvel Digital sendo que eu tenho título de residência. Que raivaaaa." "Estou a tentar pedir a Chave Móvel e também dá erro a fazer o pedido."
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.