Portugal ocupa a 9.ª posição dos países com preços mais altos.
O preço médio de venda da gasolina 95 simples em Portugal foi, no primeiro trimestre, superior em 8,4 cêntimos por litro aos valores médios na UE-27, enquanto no gasóleo simples foi inferior em 0,1 cêntimos, segundo a ERSE.
Segundo oboletim de preços da UE-27relativo aos combustíveis, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), relativamente à gasolina 95 simples, entre janeiro e março, os preços médios de venda (PMV) nacionais foram mais altos do que a média dos 27 países da União Europeia (UE-27), situando-se na 9.ª posição dos países com preços mais altos.
Assim, incluindo impostos, o PMV em Portugal da gasolina 95 fixou-se em 1,702 euros por litro, superior aos 1,618 da UE e aos 1,572 registados em Espanha.
Sem contabilizar os impostos, Portugal praticou um PMV 2,1 cêntimos por litro inferior ao de Espanha.
Segundo a ERSE, "Portugal apresentou uma maior carga fiscal (52%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o PMV português, com impostos, foi cerca de 13,0 cent/l superior ao de Espanha". O peso dos impostos representou 47% do PMV em Espanha e 52% do PMV em Portugal e na UE-27.
Já no que diz respeito ao gasóleo simples, "o PMV nacional situou-se abaixo dos valores médios da UE-27, atribuindo a Portugal o 14.º lugar dos preços mais baixos", observou o regulador da energia.
No primeiro trimestre, o PMV do gasóleo em Portugal foi de 1,610 euros por litro, inferior aos 1,611 da UE, mas superior aos 1,520 registados em Espanha.
"O peso fiscal em Portugal (46%) foi superior ao espanhol (42%), levando a que o PMV praticado em Portugal fosse 9,0 cent/l superior ao de Espanha", referiu a ERSE, acrescentando que, "sem impostos, o preço médio nacional é 1,1 cent/l inferior ao do país vizinho".
Já no conjunto da UE, quando excluído o peso dos impostos, Portugal ocupa a 8.ª posição entre os países com gasóleo mais barato.
Ainda no conjunto da UE, o PMV sem impostos do gasóleo diminuiu 6,0 cêntimos por litro do quarto trimestre de 2023 para o primeiro de 2024.
Por fim, em relação ao gás de petróleo liquefeito para automóveis (GPL Auto), os PMV nacionais (0,826 euros por litro) foram mais baixos do que os praticados em Espanha (0,937 euros por litro) e superiores aos praticados na UE (0,767 euros por litro).
Neste produto, a carga fiscal representa 45% do preço final em Portugal, 33% na UE-27 e 21% em Espanha.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro