O número de veículos produzidos nas fábricas portuguesas superou a fasquia dos 300 mil no ano passado, algo que apenas tinha sucedido em 2019.
Das fábricas de produção automóvel em Portugal saíram 322.404 veículos no ano passado, um crescimento de 11,2% face a 2021 e o segundo volume mais elevado de sempre, revelou esta sexta-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A Autoeuropa, que representa mais de 70% da produção nacional, fechou o ano com 231.100 unidades, mais 9,7% e o segundo melhor registo na história da fábrica da Volkswagen em Palmela.
O ano foi de crescimento para as principais produtoras. A Stellantis de Mangualde produziu 77.422 veículos, uma subida de 14,1% e igualmente o seu segundo melhor ano de sempre.
Já a Mitsubishi Fuso Truck, no Tramagal, encerrou o ano passado com 10.890 unidades produzidas, mais 15,9% do que em 2021.
A Toyota Caetano viu o volume produzido disparar 52,5%, até às 2.969 viaturas, enquanto a CaetanoBus produziu 23 autocarros, tantos quanto tinha feito em 2021, embora tenha aumentado o número de veículos montados - que não ficam totalmente produzidos - de 186 para 197.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."