Sábado – Pense por si

Portagens devem subir mais de 1,8% em 2022

Depois de dois anos sem sofrerem alterações, as taxas de portagem nas autoestradas nacionais devem ter uma atualização na ordem dos 1,84% no próximo ano, tendo em conta a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor de outubro, divulgada esta sexta-feira pelo INE.

Os preços das portagens nas autoestradas portuguesas deverão aumentar 1,84% a 1 de janeiro de 2022, tendo em conta a estimativa rápida, divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, do índice de preços ao consumidor (IPC) de outubro, excluindo habitação.

A taxa de inflação homóloga de outubro, sem habitação, no Continente, que terá ainda de ser confirmada pelo INE em novembro, é o indicador que serve de referência à atualização anual das taxas de portagem.

Por lei, as concessionárias de autoestradas têm de entregar ao Governo até 15 de novembro a sua proposta para a revisão das portagens para entrar em vigor a 1 de janeiro do ano seguinte.

Quer em 2020 como em 2021 o indicador que serve de referência a esta atualização de preços foi negativo, tendo as taxas de portagem ficado assim inalteradas.

Em 2019 as portagens nas autoestradas nacionais sofreram uma atualização de 0,88%, em 2018 de 1,42%, em 2017 de 0,84% e em 2016 de 0,62%.

Artigos Relacionados

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?