Sábado – Pense por si

Orçamento do Estado: o grande caos anual que ninguém muda

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 13 de abril de 2022 às 14:00

Governo fecha contas à pressa, partidos aprovam centenas de propostas sem avaliação e Ministério das Finanças sabota o que os deputados votam. Relatório parlamentar descreve ciclo “caótico” com danos para a gestão pública.

Chegados a esta situação extrema, é tempo de os cidadãos e de os atores políticos se questionarem sobre a sanidade do processo. (…) Porque é que o processo legislativo orçamental acima descrito se repete deste modo caótico ano após ano?” A pergunta, feita num tom pouco habitual, está num relatório publicado no mês passado pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental, que apoia os deputados em temas de finanças públicas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.