Sábado – Pense por si

Não declarar trabalho doméstico vai ser crime

SÁBADO
SÁBADO 01 de março de 2023 às 22:55
As mais lidas

A criminalização do trabalho não declarado também se vai aplicar aos particulares que recorram a trabalho doméstico, explicam advogados.

Quem não declarar um trabalhador de serviço doméstico à Segurança Social no prazo de seis meses vai passar a arriscar pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Isto porque, segundo explicam ao Negócios dois advogados que analisaram os diplomas da chamada "agenda do trabalho digno", a criminalização do trabalho não declarado também se aplica aos particulares. A comunicação implica o pagamento de contribuições, ainda que o trabalho seja de algumas horas, a tempo parcial.

South_agency

Leia mais no Jornal de Negócios. 

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.