Sábado – Pense por si

Maria de Jesus: o choque, os processos e as histórias de 53 anos ao lado de João Rendeiro

Enquanto o marido estudava, Maria de Jesus trabalhava como secretária e tradutora. As viagens de luxo do casal começaram com idas à neve e não pararam quando ela teve um cancro. Desde que Rendeiro fugiu, a mulher vive com a irmã na Quinta Patiño.

Quando a advogada de João Rendeiro na África do Sul, June Marks, ligou a Maria de Jesus Rendeiro a dar a notícia da morte – antes de avisar os jornalistas – a surpresa foi esmagadora. Maria de Jesus, já muito fragilizada pela fuga do marido, não esperava o desfecho trágico – pelo menos para já. O ex-banqueiro manifestara às pessoas mais próximas a intenção de nunca aceitar cumprir pena em Portugal, mas nem Maria de Jesus, nem os advogados que a rodeiam intuíam que a derrota no processo de extradição estivesse próxima.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.