Sábado – Pense por si

"Make europe great again?" Sim, é isso

Ana Taborda
Ana Taborda 19 de março de 2025 às 23:00

Escolhem amêndoas europeias, refrigerantes biológicos feitos em Portugal e comida de gato polaca. A resposta às políticas e às tarifas de Trump está a mudar o consumo.

O despertador toca às 7h da manhã num iPhone e as únicas cápsulas de café que tenho em casa são Starbucks. Marcas americanas: 2 pontos. Ana: 0 pontos. Na verdade, acho que posso ter direito a um ponto, porque a minha máquina de café é de uma histórica empresa alemã, a Krups. Saio da cama (fabricada em Espanha, com edredom da sueca Ikea) decidida a fazer a lista de produtos que vou usar durante o dia – para perceber qual é o rácio Estados Unidos (é grande, percebo depois).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.