Sábado – Pense por si

Trump diz que tarifas sobre importações mexicanas e canadianas começam terça-feira

Trump tinha dito que as tarifas são para forçar os dois vizinhos dos EUA a intensificar a sua luta contra o tráfico de fentanil para os EUA.

O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump garantiu hoje que as tarifas de 25% sobre as importações do México e do Canadá vão começar na terça-feira, gerando receios de uma guerra comercial na América do Norte.

REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo

"Amanhã, tarifas de 25% para o Canadá e de 25% para o México. E isso vai começar", destacou Trump aos jornalistas na Sala Roosevelt.

Trump tinha dito que as tarifas são para forçar os dois vizinhos dos EUA a intensificar a sua luta contra o tráfico de fentanil para os EUA, mas realçou hoje que "já não há espaço para o México ou para o Canadá" evitarem as novas tarifas elevadas.

O chefe de Estado norte-americano revelou ainda que vai acrescentar outra tarifa de 10% sobre os produtos da China, além dos 10% iniciais que implementou no mês passado.

As declarações do republicano abalaram de imediato o mercado bolsista dos EUA, com o índice S&P 500 a cair 2% nas negociações da tarde de hoje (hora local).

É um sinal dos riscos políticos e económicos que Trump se sente obrigado a correr, dada a possibilidade de uma inflação mais elevada e o possível fim de uma parceria comercial de décadas com o México e o Canadá.

No entanto, a administração Trump continua confiante de que as tarifas são a melhor escolha para impulsionar a indústria dos EUA e atrair investimento estrangeiro.

Antes da declaração de Trump sobre as tarifas em resposta a uma pergunta na terça-feira, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, disse que a fabricante de chips de computador TSMC tinha expandido os seus investimentos nos Estados Unidos devido à possibilidade de tarifas separadas de 25%.

Trump concedeu um adiamento de um mês, em fevereiro, enquanto quer o México, quer o Canadá prometeram concessões.

"Se Trump está a impor tarifas, estamos prontos", garantiu a ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Mélanie Joly, em reação às declarações de Trump.

"Estamos prontos com 155 mil milhões de dólares em tarifas e estamos prontos com a primeira parcela de tarifas, que é de 30 mil milhões de dólares", acrescentou.

Joly disse que o Canadá tem um plano fronteiriço muito forte e explicou isso aos responsáveis da administração Trump na semana passada. A chefe da diplomacia canadiana realçou também que os esforços diplomáticos continuam.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro