Sábado – Pense por si

Vamos falar de dinheiro?

Sónia Bento
Sónia Bento 19 de março de 2025 às 23:00

A argentina Laura Visco criou uma plataforma que pretende normalizar as conversas sobre finanças entre mulheres. Ela diz que “se falássemos tanto de dinheiro como de amor seríamos milionárias”.

Em Portugal, antes do 25 de Abril, para abrir conta bancária tinham de pedir autorização ao marido, além de ganharem metade do salário pago aos homens. O dinheiro sempre foi tabu para as mulheres “porque foram ensinadas que esse era um assunto exclusivo dos homens”, diz Laura Visco. Para ajudar a normalizar as conversas sobre dinheiro entre as mulheres, ela criou a newsletter Amiga! Hablemos de Plata [Amiga! Falemos de prata (dinheiro)]. “Quando nos juntamos, as nossas conversas andam à volta dos namorados ou dos maridos. Essa obsessão pela estabilidade amorosa está muito ligada ao facto de termos sido sempre dependentes financeiramente dos homens. Se dedicássemos 1% do tempo e energia que dedicamos ao amor, a falar de dinheiro, seríamos milionárias”, afirmou, em videochamada com a SÁBADO, a argentina que mora em Barcelona, Espanha.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.