Sábado – Pense por si

Jovens deixam de ter de carregar mensalmente o passe Navegante

Lusa 25 de julho de 2025 às 20:58
As mais lidas

Apesar de ser gratuito desde 2024, a opção de carregamento mensal "continuou a existir e alguns jovens continuam a carregar o passe mensalmente sem terem necessidade de o fazer".

O carregamento mensal do passe gratuito Navegante para jovens vai ser descontinuado, anunciou hoje os Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que justificou a medida com a redução de procedimentos desnecessários.

Medialivre

"Com o objetivo de simplificar o acesso à gratuitidade, reduzir procedimentos desnecessários e garantir maior eficiência no sistema, a TML descontinua agora o carregamento mensal da Gratuitidade Jovem, estimulando o carregamento prolongado", adiantou a empresa em comunicado.

Segundo referiu, embora a Gratuitidade Jovem tenha sido introduzida pela TML em maio de 2024, primeiro na aplicação Navegante e depois nos restantes canais, a opção de carregamento mensal "continuou a existir e alguns jovens continuam a carregar o passe mensalmente sem terem necessidade de o fazer".

Segundo a TML, a renovação do carregamento prolongado deve ser feita sempre que o cartão Navegante expira, quando o jovem faz 19 anos ou quando faz 24 anos, altura em que termina o direito à gratuitidade do passe.

A TML alertou os jovens para a "necessidade de verificarem atempadamente a situação do seu cartão Navegante", tendo em conta que, se houver mais do que um cartão ativo associado ao mesmo NIF, o sistema não permitirá a renovação da gratuitidade.

"Nestes casos, é necessário regularizar a situação antes de proceder à atualização do acesso ao desconto, uma vez que não é possível ter dois cartões com acesso à gratuitidade para o mesmo titular", explicou.

Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso