Sábado – Pense por si

Joe Berardo afasta bancos dos quadros milionários

SÁBADO
SÁBADO 17 de fevereiro de 2020 às 07:20

Tribunal diz que que a Associação Coleção Berardo, do qual o empresário é presidente vitalício, quis retirar o poder de controlo dos bancos sobre o futuro da coleção de arte milionária.

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa considera, na recente sentença que mantém o arresto da Coleção Berardo, que a Associação Coleção Berardo (ACB), da qual José Berardo é presidente vitalício, pretendeu retirar o poder de controlo dos bancos sobre o futuro da coleção de arte milionária. CGD, BCP e Novo Banco (NB) exigem à ACB uma indemnização de 330 milhões de euros, por violações contratuais relativas ao acordo-quadro celebrado em 2012. E afirmam que a ACB "tem um propósito declarado e firme de alienar as obras" de arte, o que justifica o receio de perderem a garantia patrimonial do seu crédito.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro