Sábado – Pense por si

Governo vai avançar com aeroportos no Montijo e em Alcochete

Diogo Barreto
Diogo Barreto 29 de junho de 2022 às 16:09
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

O Governo decidiu avançar para já com um aeroporto complementar no Montijo. Mais tarde irá construir um em Alcochete, para "substituir" o aeroporto Humberto Delgado.

O Governo vai avançar com a construção de um aeroporto no Montijo e está a negociar com a ANA a construção de uma outra infraestrutura em Alcochete, que irá substituir, a longo prazo, o aeroporto Humberto Delgado, avança o Jornal de Negócios.

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) vai ficar encarregue de fazer um estudo de Avaliação Ambiental Estratégica sobre Alcochete. Depois deste aeroporto estar construído, o atual aeroporto de Lisboa - na Portela - vai ser desmantelado. Segundo o jornal Observador, a construção de um novo aeroporto em Alcochete implica investimento em infraestruturas de acessos, nomeadamente a construção de uma terceira travessia sobre o Tejo. O aeroporto deve estar concluído em 2035. 

O Montijo já tem declaração de impacto ambiental para que a obra possa avançar, mas ainda é necessária a alteração legislativa para conseguir anular o poder de veto das autarquias que pode vir a atrasar a obra. 

Pedro Nuno Santos
Pedro Nuno Santos Lusa
Artigos Relacionados

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?