Sábado – Pense por si

Governo vai avançar com aeroportos no Montijo e em Alcochete

Diogo Barreto
Diogo Barreto 29 de junho de 2022 às 16:09
As mais lidas

O Governo decidiu avançar para já com um aeroporto complementar no Montijo. Mais tarde irá construir um em Alcochete, para "substituir" o aeroporto Humberto Delgado.

O Governo vai avançar com a construção de um aeroporto no Montijo e está a negociar com a ANA a construção de uma outra infraestrutura em Alcochete, que irá substituir, a longo prazo, o aeroporto Humberto Delgado, avança o Jornal de Negócios.

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) vai ficar encarregue de fazer um estudo de Avaliação Ambiental Estratégica sobre Alcochete. Depois deste aeroporto estar construído, o atual aeroporto de Lisboa - na Portela - vai ser desmantelado. Segundo o jornal Observador, a construção de um novo aeroporto em Alcochete implica investimento em infraestruturas de acessos, nomeadamente a construção de uma terceira travessia sobre o Tejo. O aeroporto deve estar concluído em 2035. 

O Montijo já tem declaração de impacto ambiental para que a obra possa avançar, mas ainda é necessária a alteração legislativa para conseguir anular o poder de veto das autarquias que pode vir a atrasar a obra. 

Pedro Nuno Santos
Pedro Nuno Santos Lusa
Artigos Relacionados

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?