Sábado – Pense por si

Governo desvia fundos de autarquias para pagar obras em escolas e centros de saúde

Diogo Barreto
Diogo Barreto 30 de novembro de 2022 às 08:33
As mais lidas

Escolas e centros de saúde da Região Centro vão ser requalificados com verbas europeias destinadas às autarquias.

O Governo está a desviar fundos que seriam direcionados para as autarquias para o pagamento de obras nas escolas e centros de saúde,avança o Jornal de Notícias.

Jupiter Images

Os primeiros concursos de acesso a fundos europeus lançados pelo Governo para a requalificação de escolas e centros de saúde vão ser financiados com recurso a verbas de programas operacionais (PO) regionais, destinados às câmaras municipais e comunidades intermunicipais .

As primeiras rúbricas do género foram criadas para a Região Centro e destinam 30 milhões de euros para obras em escolas e outros cinco milhões de euros para os centros de saúde. Já que os edifícios escolares e de saúde degradados que estavam na alçada do Estado e passaram para a gestão das câmaras municipais no âmbito do processo de descentralização, alguns autarcas tinham a expectativa de que fosse o Estado a financiar as obras.

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.