Sábado – Pense por si

Governo confirma Ricardo Mourinho Félix como candidato a vice-presidente do BEI

03 de setembro de 2020 às 17:08
As mais lidas

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças Ricardo Mourinho Félix foi indicado como candidato a vice-presidente do Banco Europeu de Investimento

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, confirmou hoje que o antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças Ricardo Mourinho Félix foi indicado como candidato a vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI).

"Sim, confirmamos que o Ricardo Mourinho Félix foi indicado pelo Governo como proposta para ser o próximo vice-presidente do BEI", disse João Leão durante o 'briefing' que sucedeu à reunião do Conselho de Ministros, que decorreu hoje no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

A notícia já tinha sido avançada pelo jornal 'online' Eco em 13 de agosto, que referia o recebimento de uma proposta, por parte do BEI de uma candidatura de Portugal e Espanha para o cargo de vice-presidente, mas sem confirmar nomes.

À agência Lusa, o BEI também já tinha adiantado que tinha recebido "uma nomeação para vice-presidente de Espanha e Portugal"

O BEI explicou à Lusa que a decisão é remetida, numa opinião não vinculativa, para o Conselho de Administração e depois para o Conselho de Governadores, que toma a decisão, num processo que "demora entre dois a quatro meses".

Ricardo Mourinho Félix abandonou o Governo em 15 de junho, na sequência da saída do antigo ministro das Finanças, Mário Centeno.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.